Crente só ouve música cristã. Mas o que é música cristã?

IMG_7365

O tema da música secular é um assunto bem simples, não é? Quer dizer, todo mundo sabe que crente não deve ouvir música mundana. E por quê? Por que músicas cristãs carregam a mensagem de Cristo, e músicas seculares carregam o modo pecaminoso de pensar da nossa geração.

A gente vinha conversando sobre isso no último texto que escrevi. Falar de música mundana no meio cristão é desdobrar-se em várias questões, mas geralmente o foco dos evangélicos está sobre a letra cantada nas músicas. Então pensei em considerarmos apenas esse fator hoje.

É fácil distinguir uma música cristã de uma mundana olhando simplesmente para a letra que se canta. Note esses exemplos de letras cristãs que eu tirei de algumas músicas.

“Um dia a nossa geração vai governar a população. Então continue esperando o mundo mudar.”

“Tudo de que a gente precisa é amor. O amor é tudo de que você precisa.”

“Mesmo as estrelas queimam. Algumas até caem. A gente tem muito o que aprender. Mas Deus sabe que a gente vale a pena.”

“Yahweh, Yahweh, eu continuo esperando pelo amanhecer.”

“Eu coloco meu coração em suas mãos. Aprendo as lições que você ensina. Não importa quando, onde quer que eu esteja, você não é difícil de alcançar. E você me deu o melhor presente que eu já conheci. Você me dá propósito todo dia.”

Essas letras não carregam o modo de pensar deste mundo, que se rebela contra Deus e propaga o ódio, não é mesmo? Não contrariam as Escrituras. Só tem um detalhe. Eu traduzi todas essas frases de canções seculares. A primeira é do Steve Wonder, a segunda é dos Beatles. Depois vem uma do Jason Mraz, uma do U2, e a última é do Justin Bieber.

Enquanto isso, nas igrejas evangélicas, estamos cantando há anos letras que suplicam a atenção de Deus como se ela precisasse ser conquistada, quando a Bíblia diz que os olhos do Senhor percorrem toda a terra, que ele está perto do aflito e quebrantado, e procurando pessoas que o adoram. Escrevemos inúmeras músicas gospel pedindo para o Espírito Santo se derramar sobre a terra e para nos transformar em suas habitações, quando a Bíblia claramente diz que o Espírito já se derramou sobre a terra e já fez de nós a sua morada.

Se o que torna uma música secular ou cristã é o quanto ela concorda ou discorda de Cristo e, portanto, das Escrituras, a gente tem que rever nossos pensamentos sobre o assunto. Não para decidir se a gente só ouve música evangélica ou não. Não para decidir se “está liberado” ouvir música secular ou não. Mas para simplesmente entender exatamente em quê a gente acredita e por que acredita. E, mais importante ainda, por que a gente deixa crenças diferentes sobre uma questão tão pequena nos separarem com tantos preconceitos, discriminações, julgamentos e condenação.

Músicas citadas em ordem de aparição: Waiting on the World to Change, All We Need is Love, I Won’t Give up, Yahweh, Purpose.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s