Como se tornar satanás

DAB5F697-8E8D-4A41-A04F-001C2AF10016.jpeg

Autor: Phil Drysdale | Tradução: Mitch Maier

Você sabia que a palavra traduzida para “satanás” tem significado literal nas Escrituras? Significa acusar ou opor-se. Sempre que vemos a pessoa de Satanás nas Escrituras, ele está fazendo uma das duas coisas.

Mas uma menção dessa palavra que sempre me chamou atenção é quando Pedro repreende Jesus em Mateus 16 e Jesus responde chamando-o de satanás.

Isso significa que Jesus pensava que Pedro era a pessoa de Satanás? Claro que não! Ele estava chamando Pedro de opositor — um ministro de Satanás, o acusador. É algo a se considerar, não é?

Paulo explica que, como Igreja, recebemos um ministério de reconciliação e perdão. Somos chamados, não para contar os pecados do mundo contra ele, mas para proclamar a aceitação de Deus. Ele chega ao ponto de dizer que não podemos olhar para ninguém de acordo com seus atos físicos, mas que devemos simplesmente ver todos em Cristo.

Quando João e Tiago contam a Jesus que os samaritanos o estão negando, perguntam se ele quer que chamem fogo do céu sobre aquele povo. Era uma clara referência a Elias, que tinha chamado fogo do céu do mesmo modo sobre o mesmo povo no passado.

O que Jesus responde? Isso vai realmente mexer com sua teologia se você pensar a respeito!

Vocês não sabem de que espécie de espírito são.
Lucas 9:55

O que Jesus está dizendo? Aquele espírito que Tiago e João estavam expressando era o de Satanás, o acusador, o opositor.

O espírito de Deus, o Espírito Santo, não é um que divide, que julga dessa maneira. O Espírito de Deus não está derramando fogo do céu em julgamento. Em vez disso, ele reconcilia, cura, perdoa, restaura.

Isso me faz pensar pelo que nós, como Igreja, somos conhecidos na sociedade de hoje. Como as pessoas nos enxergam corporalmente?

Será que a igreja de hoje é conhecida pelo fruto do Espírito?

• Amor
• Alegria
• Paz
• Paciência
• Bondade

Ou será que somos conhecidos pelo espírito de Satanás?

• Acusação
• Julgamento
• Divisão
• Exclusão

É uma pergunta difícil, não é? Obviamente existem milhões de pessoas no Corpo de Cristo que exemplificam a primeira lista. Eu sei que milhares de crentes e igrejas caminham no lindo fruto do Espírito de maneiras lindas todos os dias. E mesmo os que não caminham assim geralmente possuem um coração lindo. Sua motivação e desejo é ser fiéis a Deus. Mas não podemos negar que grande parte da Igreja tem um problema.

Jesus disse que seria por causa do nosso amor que o mundo nos conheceria. Entretanto, na minha experiência com não cristãos, uma das palavras que mais escuto para descrever nossa fé é “julgadora”. Com certeza, muito mais frequentemente que a palavra “amor”.

Na minha parte do mundo, parece que muitos na cristandade estão poluindo as águas da nossa representação de Jesus com um pouco de representação de Satanás. Isso frequentemente me faz parar e pensar sobre minha interação com as pessoas ao meu redor.

Se eu fosse apresentar minhas interações com os outros a Jesus, com que frequência será que ele diria “Phil, você não sabe de que espécie de espírito você é”?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s