Seu esforço está atrapalhando

FullSizeRender.jpg

O site Bíblia Online sempre publica versículos do dia. Um do Antigo e um do Novo Testamento. Semana passada, amei uma publicação que eles fizeram. O versículo do AT era esse:

Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica. Levítico 20:8

Essa foi uma ordem que Deus deu da Primeira Aliança. Desde que ela foi apresentada até os dias de hoje, o povo de Deus se desdobra em mil para conseguir obedecer aos seus mandamentos numa série infinita de fiascos.

Sem compreender totalmente o caráter e os motivos de Deus, qualquer um pode ter dificuldade de enxergá-lo como um mesmo Deus no AT e no NT. Veja como as epístolas nos avisam constantemente para não tentarmos nos santificar por meio da obediência à Lei. E em Levítico, lá está o Senhor dizendo “obedeçam aos meus decretos”. Contradição?

Veja o que acontece. A gente não atenta para o que Deus diz logo em seguida a essa ordenança, assim como os hebreus que a receberam também não atentaram. Está escrito “Eu sou o Senhor que os santifica”.

O versículo do NT que o Bíblia Online associou àquele de Levítico foi o seguinte.

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Gálatas 5:25

No contexto desse verso, Paulo está ensinando aos irmãos da Galácia que não é o cumprimento de regras que nos aperfeiçoa, mas sim o Espírito Santo. Esse é o detalhe que o povo de Deus não viu na época da Antiga Aliança – Deus dizendo claramente “Quem santifica vocês sou eu”! E mesmo nos dias de hoje, esse é um ponto fundamental do Cristianismo que a gente, debaixo da Nova Aliança, deixa passar.

Nós dizemos: “Está certo. Eu preciso ser santo porque Deus é santo e porque apenas os puros de coração poderão vê-lo. Então como eu me santifico?” Está errado. Como você se santifica? Desde que Deus anunciou a importância da santidade na Antiga Aliança ao momento em que revelou como alcançá-la na Nova Aliança, ele deixou algo claro: vocês não podem se fazer santos. Contem com a ajuda do Espírito Santo para santificá-los.

Deus não é um cara severo no AT dizendo para todo mundo se virar com uma Lei impossível de se cumprir e depois um cara legal que mudou de ideia e resolveu facilitar as coisas. Não. Nós é que não entendemos os planos e até mesmo as explicações de Deus. A ideia dele nunca foi que tentássemos ser perfeitos por conta própria. Ele é quem nos transforma em gente cada vez mais perfeita. A missão é dele. Ele ama aperfeiçoar você. Então pare de se debater, que você está atrapalhando. Apenas renda-se ao Espírito Santo dia a dia em plena confiança.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s