Como agradar a Deus

FullSizeRender

As coisas que compartilhei no último texto não deveriam fazer você se sentir cobrado por não ter uma fé perfeita. Pelo contrário. Minha intenção é encorajá-lo a voltar ao descanso que você já provou um dia, porque se você é um cristão sincero e dedicado, eu apostaria que você já tem se esforçado além da conta.

Todo mundo é tentado pela carne para cair em pecado. O que muita gente não sabe é que a carne não tenta cristãos apenas a mergulhar em degradação, mas a manter uma vida aparentemente espiritual que não se sustenta por confiança em Deus, e sim por sacrifício religioso.

Quando o apóstolo Paulo tenta explicar aos romanos a diferença entre vida na carne e vida no Espírito, ele conta um pouco da sua experiência pessoal. Ele diz que já tinha vivido na carne. Quando? Quando era um homem largado na sarjeta do pecado? Não. Quando era o religioso mais dedicado entre todo o povo de Deus. A confiança dele para se aperfeiçoar e ser aceito por Deus não estava na graça, e sim em seu próprio desempenho. Nesse contexto, quanto mais ele lutava para ser bom e vencer o pecado, mais ele pecava. Era um martírio. Parece familiar?

Falando do mesmo assunto aos gálatas, Paulo pergunta quem os tinha convencido a dar as costas para a graça. Por quê? Por que eles estavam mergulhados em promiscuidade? Não. Por que eles estavam pensando que precisavam cumprir os mandamentos da Lei para serem justificados.

Entenda. Paulo disse que, se os crentes voltassem a se esforçar para se tornarem justos pelo cumprimento de mandamentos, eles estariam na carne.

Eu sei que não é fácil deparar com tudo isso. Pelo menos não foi fácil para mim, quando comecei a entender as boas notícias do Evangelho. Mas eu garanto que, mesmo que isso machuque meu ego, também me traz liberdade, paz e alegria.

Eu entendo você, que é apegado a regras e esforço moral. Se você não é um inescrupuloso, dando as costas para Jesus e seu sangue deliberadamente, então você só pode ser um cristão que quer muito agradar a Deus, mas que foi enganado pela carne. Como C. S. Lewis, eu acredito que todo crente enfrenta essa batalha. Você não está sozinho.

Mas aqui vai uma notícia ainda melhor. A Bíblia ensina a agradar a Deus. Com todas as letras. Olhe comigo.

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Hebreus 11:6

Infelizmente, as pessoas costumam citar apenas metade desse versículo famoso. E normalmente é para cobrar os outros, tipo “coitado de você, que não tem fé”. Mas o versículo não tem essa conotação pesada. Na verdade, ele explica como é fácil agradar a Deus. Vou parafrasear e desdobrar para deixar bem claro.

Você não pode agradar a Deus se não confiar nele. Mas isso não quer dizer que você só precise acreditar que ele é real ou coisa assim. Se você quiser mesmo agradá-lo, não viva tentando ser bom para ele. Em vez disso, confie em quanto ele é bom. Confie que, se você o está buscando, ele recompensa você. Aceite que ele ama dar prêmios a quem não merece e viva com essa confiança dia a dia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s