Graça não é favor imerecido

FullSizeRender

Favor imerecido é uma definição que nos ajuda a entender um pouco sobre como a graça funciona, e por isso tem sido tão popular por tanto tempo. Mas é uma definição incorreta porque, simplesmente, todo favor é imerecido ou deixou de ser favor, e porque a graça é muito mais do que apenas isso.

Já que essa virtude de Deus é o que nos salva e sustenta a vida cristã, você deveria saber o que a graça realmente é. E o melhor lugar para se descobrir? As Escrituras. Veja o que Paulo diz.

Mas Deus me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. (II Coríntios 12:9)

Muita gente não sabe que os textos bíblicos frequentemente usam um substantivo para explicar outro. Aqui, você lê primeiro graça e depois poder. É a Bíblia explicando que a graça não é apenas um favor qualquer, mas é poder de Deus. Mas que poder é esse? Veja o que Pedro diz.

Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor. Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade. (II Pedro 1:2-3)

Assim como Paulo, Pedro diz primeiro graça e depois poder. Em seguida ele explica que poder é esse que chamamos de graça: um poder divino que nos dá tudo de que precisamos para nossa caminhada cristã.

O que a Bíblia está ensinando é que graça não é apenas um favor. É bem mais que isso: é poder! Deus, através de Jesus, nos deu um poder que não temos em nós mesmos.

É muito importante você saber disso porque poder não é estático, poder não é mera energia abstrata. Poder é capacidade. Se a graça é algo que Deus deu a você e sua definição bíblica é “poder”, significa que você tem uma capacidade muito específica a seu dispor.

Que capacidade é essa que Deus lhe deu? Do que é que a graça torna você capaz? Isso é o que veremos no texto da semana que vem.

2 comentários

  1. Pastor Mitch sempre nos abençoando com sua sabedoria , muito bom aprender realmente com clareza o que o Senhor nos deixou.

    1. Obrigado, Alessandra! Volta na próxima semana, que a gente vai seguir desenvolvendo esse tema. ;)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s