Comece 2017 com tudo

Em fim de ano, fala-se muito de recomeço e esperança, mas dezembro carrega uma bagagem cheia de coisas que podem colocar a gente para baixo. Tem a nostalgia generalizada, as retrospectivas trágicas da TV, a ansiedade pelas contas que chegam em janeiro, e por aí vai. É fácil entrar num novo ano se arrastando, mas você não quer isso. Então, aqui vão algumas dicas que funcionam para mim e vão funcionar para você também.

Fuja do barulho

Ninguém consegue organizar o raciocínio no meio do corre-corre. A essa altura, sua mente deve estar super ocupada com um monte de pensamentos importantes sobre o ano que está chegando, mas eles estão todos bagunçados, não é mesmo? Arranje momentos para você. Fique sozinho e pense com calma. Permita-se orientar seus pensamentos em vez de deixá-los tomar o controle das suas emoções. Tome um dia inteiro. Tome mais que um se preciso. Vai valer a pena.

Faça um retrospecto

Eu analiso meu ano que passou desde 2013, e guardo todas as anotações desses retrospectos desde então. Comparei 2016 com anos anteriores e tive uma ótima surpresa. Eu progredi em coisas importantes este ano, o que talvez eu não tivesse notado sem a ajuda desses arquivos. Tudo o que você precisa é responder a perguntas que ache importantes sobre seu ano. As que eu respondo, aprendi com Tom Bassom, e já deixei no blog antes. Se quiser ver, é só clicar aqui.

Procure os pontos positivos

Tenho certeza que vai ser fácil para você lembrar o que aconteceu de ruim em 2016. Como eu disse recentemente no Instagram, você já deve ter pensado nisso e sofrido com isso o suficiente. Se você focar nas coisas negativas, vai ter a sensação de que nada bom aconteceu com você o ano todo e isso não é justo. Lembre de onde você acertou, de onde você cresceu, de onde as mesmas pessoas que falharam com você também acertaram. Lembrar-se das coisas certas é o caminho para reascender a esperança.

Escolha suas prioridades

Por que nossa lista de dietas fracassadas é tão grande? Às vezes é por que priorizamos o paladar acima da saúde. A gente culpa nosso trabalho, nossa igreja, e os imprevistos da vida quando não realizamos nossas resoluções de ano novo, mas a verdade é simples: a cada ano que chega, nós priorizamos um monte de coisas acima das nossas resoluções. Se você não possui um plano de vida, ao menos sente e escolha as cinco ou dez coisas que são mais importantes na sua vida. Então mantenha isso ao alcance dos seus olhos durante o ano todo, para ter certeza de não estar priorizando coisas que comprometem suas resoluções para 2017.

Como eu escrevi perto da virada para este ano, nossa vida só muda quando assumimos responsabilidade por ela. Se quiser base bíblica, leia o texto aqui. Estas são ferramentas simples, mas eu mesmo tenho aplicado cada uma à minha vida, e isso tem me ajudado a ser muito mais feliz, assertivo, focado, e frutífero. Desejo o mesmo e muito mais para você. Feliz ano novo!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s