Por que sua vida está bagunçada?

Eu já trabalhei com pessoas que com frequência deixavam a desejar. Elas sempre agiam da mesma forma:

  • perdiam o prazo de entrega de seus trabalhos;
  • esqueciam quais eram seus trabalhos;
  • apresentavam seus trabalhos na data certa executados às avessas do combinado.

Quem comete essas falhas costuma se livrar de complicações com desculpas que você já deve ter ouvido ou usado. Eles dizem “Puxa, fiquei tão atarefado com o projeto… E surgiram ainda tantos imprevistos no caminho… Realmente acabei esquecendo”. Fica a impressão de que a pessoa não foi eficiente porque as coisas lhe fugiram ao controle. Na verdade, o que aconteceu é que ela não tinha controle algum. Quase sempre o problema não é amnésia, mas desorganização.

Tive que reconhecer isso na minha própria vida. Às vezes, eu gastava muita energia me preocupando com minhas responsabilidades. Enquanto as executava, cobrava o máximo de mim mesmo. Mas, fazendo tudo sem uma ordem clara, eu me perdia e produzia bem menos do que poderia.

Naqueles tempos, quando eu parava para respirar, me sentia o cara mais ocupado do mundo. E mesmo assim tinha que me perguntar por que meu trabalho rendia tão pouco resultado. A resposta? Desorganização.

Você não está sozinho. Não existe um ser humano com tendência à autodisciplina. A inclinação natural de todo mundo é bagunçar. Mas organização se aprende, e garanto que não é um capricho chato como nossa cultura costuma pintar. O que posso dizer para encorajá-lo é que, quanto mais me organizo, mais minha vida se torna produtiva e feliz.

Eu sei bem que produtividade, organização e planejamento são palavras que pesam toneladas. Por causa da tendência universal à preguiça, ninguém vai muito com a cara delas. Mas o que é uma vida improdutiva, bagunçada e sem roteiro? Bem, é a realidade da maioria das pessoas, infelizmente: cheia de tédio e insatisfação.

Todo mundo é mais feliz quando realiza seus sonhos, tem tudo no lugar, e dá resultados positivos que alcançam outras pessoas. Mas para isso é preciso se organizar. A filosofia do “Deixa a vida me levar” soa muito bem no samba. Mas, na vida real, não leva ninguém muito longe. Você quer uma vida organizada e quer agora.

4 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s