Socorro, estou solteiro!

No mundo da fantasia, temos Veruca Salt. Personagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate, ela é uma garota insuportável até ter o que quer. No campo da biografia, temos Steve Jobs. Ele vai atrás de seu sonho mesmo que isso torne todos os seus relacionamentos miseráveis. Ambos se encaixam ao perfil que eu chamaria de sonhador ganancioso.

Esse tipo de sonhador encara seu alvo como a única coisa que pode fazê-lo feliz um dia, desconsiderando todas as demais alegrias ao seu redor. Veruca não se importa com o pai que lhe dá tudo, nem com seu pônei, nem com seu pavão, porque quer um esquilo e ponto final. Steve alega não ter tempo para sua linda namorada da faculdade, para sua filhinha que nunca o conheceu, e para o melhor amigo que construiu tudo com ele, porque somente sua sonhada carreira pode satisfazê-lo.

Veruca e Jobs são tão apegados à ideia de que só serão felizes vivenciando seu futuro idealizado, que terminam infelizes no presente. De modo semelhante, muita gente deposita todas as fichas da sua felicidade no casamento, e se sente infeliz por todo o tempo em que está solteira.

Acontece que Veruca não pode ser feliz por muito tempo com seu esquilo. Nem Jobs com a Apple. Felicidade demanda demais, e esquilos e empresas são fontes limitadas. Em nossa busca por satisfação, todos sempre queremos mais. O salto do lugar mais alto. O mergulho à profundidade seguinte. A droga mais pesada. O presente mais caro, e a confiança mútua mais radical. Caso exista algo que pode nos fazer felizes, é necessário que seja uma fonte ilimitada.

Se você, como nossos dois sonhadores gananciosos, anda infeliz como solteiro, e espera que o casamento resolva o problema, precisa saber que pessoas e relacionamentos são como o esquilo de Veruca e a Apple de Jobs: têm apenas certa oferta a dispor. Oferta escassa. Sua felicidade é areia demais para o caminhãozinho de qualquer cônjuge.

Quero lembrar o encontro de Jesus com a mulher samaritana, que vivia cheia de namorados, mas ainda infeliz. Jesus lhe diz que a água que Ele podia dar, o Espírito Santo, traria verdadeira satisfação. Não era como beber de amizades, de namoros, ou de casamentos, que são cheios de altos e baixos e até mesmo terminam. Jesus falou de uma água que se torna, depois de bebida, uma fonte de água que jorra para sempre, trazendo satisfação contínua e eterna.

Você pode ser feliz agora, mesmo solteiro. Não acredite na tentativa deste século de descreditar a suficiência de Cristo. Ele não é substituto; o que significa que você pode sonhar e buscar um matrimônio à vontade. Mas Ele é suficiente, o que significa que você não precisa depender do matrimônio para ser satisfeito. Seja feliz agora, bebendo do Espírito Santo diariamente. Lembrando que, quanto mais feliz você for agora, mais atraente será para o seu futuro cônjuge.

6 comentários

  1. Mano, saudade de tu cara. ! Obrigado por seus textos, e por doar um pouco do teu tempo pra falar sobre esse assunto que pra mim tem extrema importância. Concordo plenamente com o que disse, confesso que me senti amedrontado agora, pois reflito na seriedade que existe nisso, e de verdade me faz repensar em muitas escolhas e opiniões a cerca de muitos conceitos obitidos com pessoas a minha volta. Obrigado mano, me ajudou muito !!

    Abraço daquele mano da Bahia !!

    1. Vc é demais, mano! To na Bahia agr sabia? Fico feliz de ter ajudado , mano! Obrigado pelo comentário. Abração!

  2. Parabéns mais uma vez pelo texto.
    Minha felicidade num relacionamento terá um reflexo importante de como me aceito ser solteiro.
    Busco ser feliz independente do estado de relacionamentos.
    Valeu pelos textos Mitch.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s