Ele está solteiro, pobrezinho!

No mundo evangélico, a solteirice costuma ser um pacote que carrega conselhos aflitos, tapinhas nas costas, e olhares de compaixão. Até certa idade, ser solteiro é sintoma. Depois, é fatalidade.

“Trinta anos de idade e solteiro-sem-ninguém-em-vista? Esse aí bateu a cabeça, ficou desorientado, e desaguou, coitado, às margens da Praia dos Titios.” Não, querido. Não estou encalhado. Eu sei nadar muito bem. Estou tomando sol, apenas, muito obrigado.

Tem sempre alguém para insistir que eu preciso – não poderia, mas preciso – “arranjar” uma namorada. O argumento clássico é: Deus disse que não é bom que o homem ande só. Uau. Teologia nota dez aqui. Por que Deus, ao notar a solitude do único homem da face da terra, predeterminou no Éden que solteirice é ruim, certo? O que será que deu em Paulo, então, para recomendar muito mais a solteirice do que o casamento?

Basicamente, falo em nome de muitos crentes solteiros ao dizer a vocês, românticos de plantão, que respeitamos seu apreço pelo casamento, e o seu profundo desespero desejo pela coisa. Mas queremos que entendam: nós estamos bem.

Não sabemos se vamos nos casar um dia. Mas sinceramente não sofremos com isso. Então não precisam ter dó de nós. “Ah, mas é por que vocês não sabem o que estão perdendo.” Exatamente. Não sabemos. E por isso mesmo não está doendo.

Eu, particularmente, me preocupo tanto com a possibilidade de casar quanto com a possibilidade de visitar Praga um dia. Aposto que a experiência pode ser ótima. Mas não é um projeto.

Nós, solteiros cristãos, somos frequentemente tratados como esquisitos, e ouvimos discursos que insinuam que somos incompletos e infelizes até nos casarmos. Mas isso não é bíblico.

A vida humana tem a alegria circulando livremente por todas as suas vias; não a mantém enclausurada no quartinho do matrimônio, não. E a vida cristã, mais ainda, pressupõe plena satisfação que depende exclusivamente da permanência de Cristo em mim e de mim nele. É claro que os relacionamentos humanos exercem papel fundamental na vida cristã. Mas poder todas as coisas naquele que nos fortalece é saber o segredo do contentamento quando temos companhia e quando não temos.

Sei que não falo por todos os crentes solteiros. Alguns estão realmente sofrendo por não terem um parceiro, e espero escrever a eles na próxima postagem. Mas acredite: somos muitos os solteiros felizes exatamente agora. Alguns sonhando com o casamento, outros fugindo dele, e outros abertos ao que for. Mesmo assim, completos, satisfeitos e radiantes em Cristo.

12 comentários

  1. Genteee, alguém imprimi isso e cole em todas as igrejas, please??!!!! hahaha
    E pior, tenho a impressão que nas igrejas a pressão é ainda maior, gente “…queremos que entendam: nós estamos bem.” Graças a Deus!!! =D

  2. Parabéns pelo texto! =]
    Estou numa posição um pouco diferente, mas que se encaixa. Namoro há quase quatro anos, eu e meu namorado nunca tivemos pressa de casar. Nem noivos estamos ainda. E o que tem de gente perguntando quando é que sai o casamento… hahaha! Saíra quando Deus achar que deve, até lá vamos nos preparando física, psicológica e espiritualmente. Afinal, o que são alguns anos planejando em fazer as coisas com calma para quem resolveu passar uma vida inteira com uma pessoa só!? ;)

    Deus te abençoe e sucesso!

    1. Obrigado pelo comentário! É sempre massa quando o que a gente escreve ganha outra perspectiva além da nossa! Sucesso e bênçãos pra você e seu namorado também! Abraço!

  3. Wow, Wow.
    Simplesmente me representou!
    Me deixem em paz, estou e sou feliz solteira!!
    Quando acontecer será bom também, vivamos o hoje sem pressa do futuro.
    Sou solteira sim e muito Feliz por sinal.
    Arrasou no texto Mitch mais uma vez.
    Yeah!!.

  4. É issooooooo, estamos felizes.. Temos Cristo e Espirito Santo como nosso melhor amigo. Amei. Por tanto tempo me cobrei pelo fato de estar solteira e minhas amigas casadas. Que Depois que descobrir que o Espirito Santo é tudo que preciso que hoje sou mais feliz assim.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s