É egoísmo pensar em mim mesmo?

 

Deus é sempre a prioridade número um na vida de um cristão. Nosso problema começa quando temos que escolher a prioridade número dois. Família, amigos, carreira e ministério costumam concorrer avidamente por espaço em nosso dia a dia.

Diante de tantas coisas de tamanha importância, um dos motivos que nos faz hesitar ao escolher nossas preferências é que temos medo de ser egoístas. Se eu colocar minha carreira à frente da minha família, significa que estou amando meus familiares menos do que deveria? Se preferir minha família ao meu ministério, será que estou amando o Corpo de Cristo menos do que deveria? Responder a essas questões é tão complicado, que costumamos evitar a pergunta que pode ser a mais importante: Onde fico eu em minha lista de prioridades?

Em seu livro Creating Your Personal Life Plan, Michael Hyatt relata como desenvolveu um plano pessoal para sua vida. Para começar, ele fez a si mesmo a seguinte pergunta: O que é importante para mim?

Na lista de respostas de Michael, que é cristão, Deus aparece em primeiro lugar. Em seguida, vem o próprio Michael. E ele explica:

“Eu não consigo cuidar de alguém a menos que eu tenha cuidado de mim mesmo. (…) Por exemplo, se eu não me alimentar espiritualmente, não tenho os recursos espirituais necessários para edificar outros.”

Muitos cristãos bem intencionados têm vivido cansados e sobrecarregados porque dedicam a maior parte de suas energias em favor de outras pessoas ou de muitas atividades. Eles acabam ficando sem tempo para observar sua própria saúde, sua espiritualidade, e seu lazer.

Entender isso foi uma das coisas que me levou a escrever, numa canção, estes versos:

Eu não sou a prioridade / De ninguém na minha cidade /
Se eu não me cuidar, quem é que cuida de mim?

Ao responder o que é importante para você, o conceito da dependência pode facilitar o trabalho. Você coloca Deus em primeiro lugar porque sabe que depende dele. Faz sentido, então, colocar-se adiante de todas as coisas em sua vida que dependem de você mesmo.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s