Como transformar informação em conhecimento

 

Você sabe a diferença básica entre uma notícia e uma reportagem? A notícia relata o fato. A reportagem escarafuncha o assunto, levantando opiniões diferentes sobre ele, buscando até mesmo explicações definitivas. É mais ou menos assim que funciona a diferença entre a receber uma informação e buscar conhecimento. A informação é superficial como a notícia; a meditação se aprofunda como a reportagem.

A alegoria da árvore

Informações são sementes, conhecimentos são árvores frutíferas. E a chave para transformar informações em conhecimento é regá-las com a água da meditação. O detalhe é que pouco se fala sobre meditação no mundo cristão, o que é muito estranho, porque a Bíblia nos mostra claramente como esse deveria ser um assunto básico da vida diária de qualquer crente.

O que é meditação?

Várias seitas pregam que meditar é esvaziar a mente. Elas devem explicar como isso pode tornar alguém mais espiritualizado de sua própria perspectiva, mas é certo que esvaziar a mente não pode deixar ninguém mais inteligente. Meditar, de acordo com o dicionário, é refletir, considerar, pensar sobre algo. É realmente um conceito mais próximo de encher a mente. É pegar aquela pequena informação e desdobrá-la quantas vezes for possível, até ela mostrar informações o bastante para se ter o quadro completo.

Por que meditar

Informações constroem aprendizado. Aprendizados constroem comportamentos. Meditar é importante porque o seu conhecimento afeta diretamente a sua vida. O que acontece quando todas as informações que assimilamos são simplórias? A resposta é que construímos uma mentalidade simplória, e isso nos levará a uma atitude simplória diante da vida. Em outras palavras, um comportamento mental passivo pode nos tornar cabeças-duras. Isso acarreta três problemas principais. Primeiro, o cabeça-dura sofre muito para aprender. Segundo, quase ninguém gosta dos cabeças-duras. Terceiro, o cabeça-dura pode ficar muito solitário.

Como transformar informação em conhecimento

Se você quer se tornar mais e mais inteligente, medite. Não aceite as informações de maneira passiva. Vá além da informação e busque os porquês. Cave até encontrar solo rochoso, onde você possa fundamentar sua cosmovisão com segurança. Mas cuidado. Isso não significa que você tem que ser chato, cético, e arrogante. A pessoa com essas qualidades sempre diz “Você não sabe” a todo mundo. Mas meditação e conhecimento são para os humildes. Eles sabem que o primeiro passo para a descoberta é dizer “Eu não sei”.

PS: Fique atento ao blog para a próxima postagem, quando vamos descobrir como meditar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s