Fique mais inteligente e seja mais feliz

 

Uma semente só se torna uma árvore depois de ser plantada e regada. Esse é um bom princípio para entender a diferença entre informação e conhecimento.

Uma semente guardada numa gaveta em sua casa tem o potencial de se tornar algo muito bom. Mas ela será inútil enquanto permanecer ali. Útil seria uma árvore frutífera no seu quintal.

Informações são como sementes; o conhecimento é como uma árvore frutífera. E o fruto, o que é? É um resultado prático, é utilidade do conhecimento.

Todos os dias, somos bombardeados por informações de todos os lados. Quando isso nos cansa, pode provocar um comportamento perigoso: a passividade.

Ser passivo diante de um mundo de informações é como encher os seus armários com sacos de sementes. Você tem a impressão de que está suprido, mas não tem alimento de fato.

Você pode comer uma semente. Mas não vai ser saciado por ela como seria por um fruto. Isto significa que informações podem até ajudar quando você tiver uma necessidade, mas são recursos muito limitados. Tal como um fruto oferece mil vezes mais mordidas e opções de consumo do que uma semente, assim o conhecimento oferece mais ferramentas do que uma informação para se lidar com as necessidades do dia a dia.

Não há muito o que ver numa semente. Árvores, por sua vez, possuem raízes ocultas, galhos e ramos, folhas e frutos. Há muito para explorar. Elas lançam diferentes sombras e refletem diferentes cores ao longo do dia. Da mesma forma, a informação é o que é, enquanto o conhecimento se ramifica, oferecendo inúmeras possibilidades evidentes e desconhecidas.

A informação é lançada por um semeador qualquer e se assenta. Ela pode ser soprada pelo vento, facilmente esquecida. Mas também pode ser plantada. Isto é, você pode acolher uma informação e trabalhá-la até que se torne conhecimento.

Árvores estendem suas raízes, revolvendo o solo onde foram plantadas. Se elas crescerem cercadas de concreto, são capazes de rachá-lo e quebrá-lo. Isso ilustra o que acontece com sua mente quando você planta ali uma informação e a rega.

O conhecimento se expande dentro de você, rachando seus preconceitos e intolerâncias, quebrando paradigmas que atrapalham seu relacionamento com as pessoas, revolvendo a terra da sua cosmovisão, e modificando até o seu modo de entender a si mesmo.

Quanto mais conhecimento você tem, maior a variedade de frutos que você oferece, não só ao seu próprio apetite, mas às pessoas ao seu redor também. Em outras palavras, você se torna mais inteligente, mais capaz de entender, e de se comunicar com as pessoas, que vão apreciar a sua companhia e a variedade de qualidades que você tem a oferecer. O conhecimento pode ajudá-lo a tornar-se uma versão melhor de si para você mesmo e para os outros.

PS: Fique ligado no blog para saber como transformar informação em conhecimento. Vamos sair do estilo metafórico e abordar um jeito prático de se tornar mais inteligente.

 

2 comentários

  1. Realmente tudo o que escreve é fantástico e muito bem orientado pelo ES. Como é bom servir as pessoas não com informações, mas com conhecimento. No texto você fala de semente e frutos…e eu levo isso para o nosso falar sobre Cristo… Que Ele não seja uma mera informação…mas seja tão conhecido por nós, quanto pelas vidas ao nosso redor, que se alimentarão dos frutos do conhecimento. O decreto que a ap. Valnice nos deixou esse ano foi sobre Ef4:13…. O pleno CONHECIMENTO do Filho…e etc… Uau…seu texto só abriu mais minha mente pra essa verdade. Eu não costumo comentar, mas valeu a pena, sempre vale, receber da porção que Deus dá através de você. Valeu

    Enviado pelo meu Windows Phone ________________________________

    1. Poxa, Lariany, obrigado pelo comentário. Fico feliz de saber que Deus esteja abençoando você assim. Um abraço! :)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s