Como alcançar sabedoria

 

Na semana passada, falamos sobre a importância de crescer em sabedoria. Mas você sabe como fazer isso? Aqui vão algumas dicas.

Explore

A sabedoria administra o conhecimento que você tem. Por isso, a primeira coisa que você pode fazer para se tornar mais sábio é acumular conhecimento. Fazendo isso, você vai garantir que o seu coração tenha mais ferramentas para trabalhar com as escolhas que precisa fazer.

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.
(Salmos 90:12)

Por onde começar?

Se você só juntou informações sobre futebol durante a vida toda, será difícil fazer as melhores escolhas na sua carreira como chefe de cozinha. Da mesma forma, um técnico de futebol não será necessariamente sábio no campo se for especialista em culinária japonesa. Acumule especialmente o conhecimento que será mais útil para a sua vida pessoal.

Não se feche

É ótimo ser experto em algum assunto. Mas a vida não é feita de uma coisa só. Todos temos de lidar com assuntos das mais variadas naturezas em nossa vida diária. Por isso, não se limite a explorar apenas o que tem relação com o que você ama ou com o seu mundo profissional. Você pode ser sábio em relação a diversas coisas da vida de acordo com a diversidade de assuntos que sua mente conhecer bem.

Medite

Meditar é pensar profundamente. Pouco se fala disso na igreja moderna, mas a meditação faz parte do bê-á-bá da vida cristã. Na era da comunicação, é preciso lembrar que informação e conhecimento não são a mesma coisa. Informações são como sementes, que podem ser plantadas ou sopradas pelo vento. O conhecimento, por outro lado, é uma planta frutífera. Quando você rega as informações que recebe com a água da meditação, elas ganham raízes em você e se tornam conhecimento útil.

Peça e receberá

Não esqueça que a sabedoria é o mordomo no coração de uma pessoa, administrando todo o seu conhecimento acumulado. Se Salomão não tivesse conhecimento nenhum, a enorme sabedoria que Deus lhe deu não encontraria nada em sua mente para administrar, e ele poderia ter feito um monte de tolices. Por outro lado, nem todo o conhecimento do mundo pode tornar alguém sábio, porque, assim como qualquer outra virtude espiritual, a sabedoria está escondida em Deus. A boa notícia é que todas as bênçãos espirituais são nossas em Cristo e estão ao alcance de uma oração.

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.
(Tiago 1:5).

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s