Será que você é um asno?

 

Embora não seja um tema popular entre os cristãos modernos, a sabedoria é apontada pelas Escrituras como um dos maiores bens que um homem pode ter. De fato, o Espírito de Deus insiste por muitas vezes na Bíblia que nós busquemos ser sábios.

Nem todo conhecedor é um sábio

Muita gente acha que sabedoria e conhecimento são sinônimos. Por isso pensa que uma pessoa sábia é apenas alguém que tem muito conhecimento. Mas não é só isso. Conhecimento é o oposto de ignorância. Sabedoria é o oposto de tolice, que é algo bem pior do que simplesmente não saber. Talvez uma boa introdução ao conceito correto de sabedoria seja a compreensão do que é a tolice.

Asneira

Essa bela palavra é uma que os dicionários usam como sinônimo de tolice. Note como não é o mesmo que ignorância. Não saber é uma coisa. Fazer uma asneira é algo totalmente diferente. A tolice é uma propriedade que afeta o juízo de uma pessoa, de modo que ela não saiba atribuir o valor correto às coisas. Assim, o tolo tem a tendência de fazer escolhas ruins – ou péssimas!

Não só na sua cabeça: no seu comportamento

Todo mundo sabe que a tolice não é algo do campo imaginário, que afeta só a mente das pessoas. O que chamamos de asneira normalmente é uma atitude. Enquanto o conhecimento e a ignorância se enquadram num campo abstrato e relativo sobretudo à mente, a tolice e a sabedoria têm mais relação com as coisas práticas da vida, ou seja, com nosso modo de lidar com os acontecimentos do nosso dia.

Um exemplo prático

Seu patrão telefona nervoso, dizendo coisas sem cabimento e pressionando além da conta. Nesse contexto, você tem consciência de que não precisa se desesperar nem se sentir insultado, porque já tem feito o seu melhor. Como reagir? O sábio mantém sua paz de espírito, e consegue driblar o temperamento do patrão sem precisar enfrentá-lo, podendo até fazê-lo sentir-se melhor com as palavras certas ditas no tom certo. O tolo, por sua vez, começará a se justificar, deixando seu patrão ainda mais irritado. Ao desligar o telefone, vai desabafar com os colegas do escritório, manchando a imagem do patrão e a sua própria.

Afinal, o que é sabedoria?

A sabedoria é o mordomo no coração de uma pessoa, administrando todo o seu conhecimento acumulado com erros e acertos, para garantir a melhor tomada de decisão. A pessoa sábia tem clareza em seu espírito a respeito do seu mundo interior e do mundo à sua volta. Tal clareza faz dessa pessoa uma embaixadora da paz, sempre atenta ao seu ambiente. Assim como no caso da tolice, a sabedoria interfere diretamente em nosso juízo. As escolhas do sábio, então, beneficiam a todos à máxima medida possível. Daí entendemos a importância de pedir a Deus que nos acrescente sabedoria. Ela é uma virtude espiritual que induz ao acerto.

 

4 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s