Jesus venceu o mundo: o que isso tem a ver com o seu bom ânimo?

 

Na sala com o rei Davi, você está falando do rebanho que pastoreia. Os dois são interrompidos quando Natã entra esbaforido dizendo que odeia atrapalhar, mas que Deus acaba de avisá-lo que um leão vai atacar as suas ovelhinhas. Davi se vira para você e diz: “Fique tranquilo meu jovem, eu já matei um bicho desses com as próprias mãos. Você vai se sair bem”.

Ficar tranquilo? Majestade, não é porque o senhor matou um leão sozinho que eu vou conseguir fazer a mesma coisa. É isso que você pensa ao sair dali correndo para salvar suas ovelhas.

Você conhece essas palavras de Jesus. “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Se você nunca parou para pensar nesse versículo, eu já. E nem sempre eu soube como me sentir encorajado por ele. Basicamente, o fato de alguém ter realizado uma proeza não é uma garantia de que a gente fará o mesmo. Mas isso até Jesus aparecer.

Jesus era um ser humano normal como você e eu quando proferiu as palavras do nosso versículo ali em cima. É como se Ele dissesse “Se eu, como homem, venci o mundo, animem-se, porque agora vocês também poderão vencê-lo”! Jesus disse isso porque em breve crucificaria consigo o nosso fraco e derrotado velho homem, para então nos recriar à sua imagem: poderosos para vencer!

Essa é a promessa do Novo Testamento! Antes, a gente não podia fazer nada. Agora, a graça é o suficiente para nós, porque o poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza.

Não sei se essa última paráfrase, aliás, é clara para todo mundo. Mas, para não haver dúvidas, ela quer dizer que, do meio da nossa fraqueza, a graça suscita o próprio poder de Deus. Esse tema é tão profundo e importante, que eu recomendo que você leia outro texto só sobre a graça clicando aqui. Mas quero terminar dizendo que você, que crê em Jesus, é o candidato perfeito para vencer o mundo. E o apóstolo João concorda:

“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.”
(I João 5:4 e 5)

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s