Eu devo me confessar a alguém além de Deus?

lightstockcomusersanggie

Se a confissão for o assunto numa roda de amigos cristãos, uma pergunta sempre vai surgir. Devo confessar meus pecados a outras pessoas ou só a Deus?

Confissão pública

Sabe o que as pessoas faziam antes de serem batizadas por João Batista? Pois é. Elas confessavam seus pecados. E essa prática se repetiu logo no começo da Igreja como conhecemos. Quem se rendia à mensagem do Reino de Deus fazia uma escolha tão radical, que decidia se libertar de seus segredos imediatamente.

Temos que fazer isso no presente?

Pessoalmente, eu acredito que moveres específicos do Espírito Santo levarão as pessoas a confissões públicas mesmo no nosso tempo. Mas também não acho fácil sair afirmando que todos nós deveríamos praticar a confissão pública. Afinal, os irmãos da primeira igreja tinham um só coração. Devia ser mais seguro se abrir diante deles do que diante de comunidades que não são assim, tão unidas. A verdade é que não é difícil entender por que temos medo de confessar nossos pecados a alguém que não seja Deus. Não queremos as pessoas da nossa igreja nos julgando, mudando seu modo de nos tratar, e espalhando fofoca sobre a gente.

Textos famosos

Voltando à Bíblia, você conhece o texto mais famoso sobre confissão: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. Agora note que o versículo não especifica a quem devemos nos confessar. Isso fica sujeito a um contexto, que menciona comunhão entre os irmãos. Então, vamos ao segundo versículo mais famoso sobre o assunto para tirar a dúvida: “Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados”. Agora complicou. Aqui o ouvinte da confissão é mencionado claramente e não é Deus.

Um risco que vale a pena

Abrir o coração para outra pessoa é sempre um risco. Fato. Mas vamos deixar duas coisas claras. Em primeiro lugar, não estamos dizendo que você não deve se confessar a Deus; afinal, Ele é seu melhor amigo. Em segundo lugar, temos que encarar que alguns pecados são mais difíceis de vencer porque são nossos segredinhos. Se soubéssemos que outra pessoa além de Deus descobriria o que se esconde em nossas vidas, pensaríamos milhões de vezes antes de pecar. Confessar seu pecado para um amigo é trazê-lo para a batalha com você e, portanto, ter para onde correr na hora da tentação ou mesmo depois da queda. Ter um amigo ao seu lado na trincheira não tem preço.

Dois conselhos

O que posso compartilhar além das Escrituras é que minha experiência pessoal me mostrou a importância de ter pastores e amigos a quem me confessar. Isso me ajudou muito a experimentar o amor e o perdão de Deus, e também a derrotar meus segredinhos. Se você quer um conselho, encontre alguém maduro e de confiança a quem você possa se confessar. E, se cabe mais uma dica, seja essa pessoa de confiança para alguém, que não julga, que se parece com Jesus. Assim seremos curados.

[Photo: Anggie]

6 comentários

  1. Isso sempre foi uma questão pra mim, mas que com o tempo consegui ir quebrando, me abrindo e me “confessando” com amigos mais próximos, hoje ja é algo muito comum falar sobre tudo com essas pessoas, mas até gerar aquela confiança foi um período dificil, só Deus sabe, mas todos devemos ter pessoas assim, na minha opinião, tem que ter alguém com que voce se desarme aushuhs.

  2. Muito legal a colocação, mas sempre vai ser um risco absurdo confiar em alguém pra se confessar. Precisa ser alguém constante, que você sabe que não vai usar isso contra ou jogar na cara qualquer dia… ter alguém pra se abrir é encontrar um tesouro.

    1. É verdade, San. As pessoas com quem me confesso são tesouros pra mim. E, quanto aos riscos, quanto mais gente se abrir, mais vamos aprender a não usar as coisas contra os outros. Vamos chegar lá. Obrigado pelo comentário e um abraço! :)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s