A verdade não dói

cubagallery

Todo mundo sabe que o perdão de Deus é algo que a gente não conquista. Somos perdoados porque Jesus verteu seu sangue para nos purificar diante do Pai. É claro que a confissão não garante que sejamos perdoados. Mas então para quê ela serve?

O poder da verdade

Dizem que a verdade dói, mas eu discordo. Quem dói é o ego confrontado. Sentimos dor ao abrir mão das mentiras a que nos apegamos. Você não ouviu Jesus dizer “conhecerão a verdade, ela os machucará”, e sim “ela os libertará”. Toda mudança começa com a admissão do erro e por isso confessamos. Existe algo libertador em ouvir a sua própria voz admitindo seu erro. Faz a ficha cair, às vezes. Parafraseando Jesus, poderíamos dizer “vocês admitirão a verdade, e ela os libertará”.

Reconhecendo a verdade

Se a paráfrase acima pareceu absurda, preciso avisar que ela tem tudo a ver com o que realmente está escrito na primeira carta de João, quando ele fala de confissão. O apóstolo associou perdão e confissão dentro de um contexto. Esse contexto diz que precisamos andar na luz para podermos ter comunhão com Deus e nossos irmãos. Não podemos viver fingindo que não temos pecado. Se quisermos ser perdoados, temos que sair das trevas; temos que admitir o que Deus diz, e Ele diz que nós precisamos do seu perdão. Isso nos leva ao próximo ponto.

Concordando com a verdade

O grande mal de todos os homens é uma insistente rebelião contra Deus que parece morar dentro de nós. Para crer, para ser salvo, para ser perdoado, nosso desafio é sempre o mesmo: concordar com Deus. Com a confissão, não poderia ser diferente. A Palavra no Novo Testamento que traduzimos para “confessar” é homologeo. Pasme, mas ela também significa “não negar”, “não recusar” e “concordar com”. Por isso a confissão bíblica é mais poderosa do que qualquer outra. Ela não consiste apenas em admitir nossos erros e nossa condição, mas em concordar com o que Deus diz sobre eles! E Deus tem boas notícias de libertação para nós, o que nos encaminha à conclusão disso tudo.

Curados pela verdade

Talvez a resposta para nossa pergunta ainda não esteja clara. Para quê serve a confissão? Ela serve para nossa cura. Quando o apóstolo Tiago nos aconselha a confessar nossos pecados uns aos outros, ele diz com todas as letras que devemos fazê-lo para sermos curados. Definitivamente, não faria sentido Deus nos pedir para listar nossos erros para Ele, especialmente quando isso não garante perdão algum. Mas o que Ele pede é diferente: que possamos admitir o quanto precisamos dele e de sua ajuda, concordar com o que Ele diz sobre o pecado e sobre nós, para que Ele possa vir, afinal, e nos curar.

[Photo: Cuba Gallery]

4 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s