É impossível ver Deus?

numstead

Quando Moisés pediu a Deus que lhe mostrasse sua glória, esta foi a resposta que ele ouviu: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”. O interessante é que logo depois disso, Deus apareceu visivelmente a Moisés. Afinal, a gente pode ou não pode ver Deus?

Testemunhas oculares

O encontro de Moisés foi tão especial, que é comum esquecer que várias outras pessoas tiveram visões de Deus. Jacó disse, com todas as letras, “vi Deus face a face”. Antes dele, Abraão já tinha conversado com o Senhor no quintal de casa. Se esses caras estivessem vivos, aposto que discordariam de qualquer um que dissesse que não é possível ver Deus.

Medidas que os olhos suportam

A gente pode acabar com a confusão se entender o pedido de Moisés. Ele não disse simplesmente “Deus, deixe-me vê-lo”. Ele pediu para ver a glória – a essência de Deus. Essa substância eterna é incompatível com a mortalidade humana. O encontro do incorruptível com o corruptível aniquila esse último. Por isso Moisés não viu a glória. Mas assim como muitos outros, ele viu algo. Deus deu um jeito aqui e outro ali de se fazer visível às pessoas em medidas que a carne humana pudesse suportar.

Estamos num relacionamento

A Bíblia diz que a razão da vinda de Cristo foi reatar a comunhão entre Deus e nós. Jesus disse até que a vida eterna consiste em conhecê-lo. Não existe nenhum chamado divino mais definitivo do que o chamado a um relacionamento. E uma vez que isso é um assunto tão sério para Deus, é certo que Ele compreende o quanto é importante que a gente possa vê-lo.

Deus se revela

Uma amizade verdadeira funciona com mutualidade. Deus sonda seu coração? Pois saiba que Ele espera mostrar o dele para você também. Revelar-se é tão importante para Deus, que Ele deixou marcas de sua beleza em tudo que criou. Algumas pessoas se aproximam mais dele do que outras e acabam vendo mais. Mas Deus não se esconde nem dos desinteressados. “Desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas”.

A beleza e a felicidade

O versículo acima evidencia que Deus faz questão de que você o veja. Contemplá-lo, na verdade, não é só possível, como é essencial, porque a beleza completa a nossa satisfação. Todos nós tendemos a perder o fascínio pelas coisas com o tempo, e estamos sempre à procura de uma experiência estética superior. O anseio pela beleza faz parte da nossa natureza – fomos projetados para o fascínio. E a melhor parte disso é que a pessoa mais bela do universo está ao seu alcance. Foi por isso que Davi disse que “os que olham para Ele estão radiantes de alegria”.

A beleza de Deus e a transformação

Deus quer que você o veja, pois assim você será satisfeito. Mas tem mais. É somente vendo Deus que você será transformado. Informações sobre Deus não transformam. O que transforma é o conhecimento da verdade – uma experiência! Nas palavras de Paulo, “todos nós, que contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior”.

[Photo: Nathan Umstead]

1 comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s