O que é graça, afinal?

 

A graça é fundamental para a vida cristã. Por causa disso, todo crente deveria saber exatamente o que ela é. Mas, se você tivesse que definir a graça, conseguiria fazê-lo?

Imagine encontrar um envelope no meio das suas correspondências. Ao abri-lo, você descobre um convite para um obiad. Quem assina é Geriausias Draugas. Como tudo isso é muito esquisito, você pensa “Eu vou lá saber o que é um obiad?” e simplesmente ignora o convite.

Quero dizer que não conhecer uma coisa nos impede de desfrutar plenamente dela. Se você falasse polonês, entenderia que tinha sido convidado para uma refeição. E, se falasse lituano, entenderia que seu melhor amigo tinha usado o Google Tradutor para se identificar secretamente nesse idioma, numa brincadeira talvez não muito inteligente.

De qualquer maneira, você sabia que haveria um obiad. Sabia até mesmo onde e quando poderia desfrutar dele. Mas perdeu a chance de saborear seus pratos preferidos numa noite especial com seu amigo ou amiga.

Só desfrutamos plenamente de uma coisa quando a conhecemos. Por isso é tão importante saber o que a graça é. A gente sabe que precisa dela e onde encontrá-la. Mas raramente sabemos defini-la.

Você já deve ter ouvido que a graça é um favor imerecido. E eu não quero dizer que esta definição está incorreta. Mas preciso dizer que a definição da Bíblia, além de ser a que mais nos interessa, também é muito mais poderosa.

Ao perguntar ao Espírito Santo o que é que Ele chama de graça, o pastor John Bevere se sentiu guiado ao seguinte texto:

Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
(II Coríntios 12:9)

Foi nesse momento que a definição bíblica de graça se tornou mais clara do que nunca para Bevere. Graça é capacitação divina!

Em João 1.16, a Bíblia nos diz que todos recebemos da plenitude de Cristo, graça sobre graça. John Bevere foi atrás do significado da expressão “graça sobre graça”, que não faz sentido em inglês, como não faz em português. E foi assim que ele descobriu que o texto original em grego está dizendo que o trabalho completo da graça é conceder a plenitude de Cristo.

É por isso que é importante saber o que a graça é. Isso pode transformar a sua vida! Graça é o poder de Deus que nos habilita a sermos o que jamais poderíamos ser por esforço próprio: imagem de Cristo. Por isso, conhecer a graça de Deus é descobrir uma vida realmente livre do pecado e uma identidade que reflete Jesus. E isso não por esforço próprio, mas por meio do poder de Deus.

Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor. Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.
(II Pedro 1:2-3)

[Photo: John & Fish]

7 comentários

  1. Este texto me fez lembrar uma ministração sua do ano passado.
    E estava precisando relembra-la. =D
    Obrigada!
    Deus abençoe.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s