Como a Igreja pode tocar o mundo?

 

É natural querer deixar sua marca na história. Mas, se a gente for realista, pode ficar com receio de nunca conseguir ser assim, tão bem sucedido. A boa notícia é que nós não precisamos tentar algo desse porte sozinhos. Em João 17, Jesus disse que a glória do Pai será revelada ao mundo, não através de um super crente, mas da unidade de vários crentes. A missão não é só sua, é nossa. Ainda bem.

Passo a passo

Em Atos, vemos Jesus dizer isso: “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”. Note que Ele não abrangeu o mundo todo de uma vez. Ele foi por etapas, o que nos ensina o passo a passo para tocarmos o mundo.

Jerusalém

Se você quiser ser um instrumento para revelar a glória de Deus ao mundo, é aqui que começa. Antes de tocar a terra toda, os discípulos de Jerusalém fariam a diferença em sua própria cidade, com suas famílias e seus vizinhos. Jerusalém, nesse contexto, é o símbolo da sua comunidade local. Comece o seu ministério por aí. O mundo precisa de Deus. Mas tem alguém bem ao seu lado que também precisa.

Judeia

A Judeia era povoada principalmente por pessoas com a mesma cultura religiosa de Jerusalém. Então, antes de tocar o mundo, a gente também precisa aprender a refletir Jesus aos que creem como nós. O ódio que nos separa precisa dar lugar ao amor antes que o mundo veja a glória de Deus. Se a gente for uma bênção para nossa família e amigos, ótimo. Mas logo em seguida vêm as outras pessoas da nossa congregação e denominação, por exemplo.

Samaria

Judeus e samaritanos não se davam. Mas as crenças religiosas fundamentais deles não eram diferentes entre si. Os dois povos criam no mesmo Deus e esperavam o mesmo Messias. Os dois tinham se originado dos mesmos patriarcas. Os samaritanos simbolizam aqui os cristãos que os evangélicos tendem a excluir. Por causa de uma ou outra crença diferente, muitos têm o mau hábito de considerar um monte de cristãos como menos do que filhos de Deus, menos do que parte do Corpo de Cristo. Achamos que só é Corpo quem pensa exatamente como a gente em todos os detalhes. Antes de revelarmos a glória de Deus ao mundo, precisamos revelá-la aos cristãos com os quais não nos damos. E isso não se trata de convencê-los de que nós temos razão e eles estão errados; isso se trata de amar.

Confins da terra

A Igreja Primitiva realmente conseguiu levar o Evangelho ao redor do mundo. Mas não foi possível fugir do passo a passo que Jesus estabeleceu. E, como o livro de Atos nos ensina, o que fez toda a diferença nesse processo foi o amor que havia entre os irmãos. Um amor que os levava à unidade verdadeira. E isso começou em Jerusalém. Vamos passo a passo. Vamos tocar o mundo.

 

9 comentários

  1. Gloria a Deus !!!
    Sou grata a Deus por isso
    Ele é lindo e digno
    Seja feita sua vontade na minha casa , família e ministério , Amém ! ;)

    Verdade sobre trazer esse Amor
    Isso precisa ser trago para o meu coração ! :)#Amém .
    Mais outra coisa para lista de Conciliação!
    #Gloria Deus!
    Que o Amor do Pai seja manifesto em nossas vidas ! : D : D
    E se espalhe cada dia mais !!!!!#GLÓRIah!.
    #Amém Deus .
    *Que eu possa concluir esse passo a passo com meus irmãos , em perfeição.

    #Amor entre os Irmãos!
    #Unidade :)
    #Harmonia ;)
    #Sinceridade .!
    eheh…!! : D :D :D :D :D
    #Amém.

    Deus é Pai! :)

  2. Glória a Deus Mitch… Isso é tudo que o Senhor tem falado conosco nesses dias. #EuMInistroSobreaMinhasGeração que vamos viver a união do Corpo de Cristo, para juntos avivarmos e liberarmos todo amor de Cristo para aqueles precisam desse amor e sermos uma geração santa e separada, longe de conceitos ou ideias humanas… Eu creio e tenho certeza que assim será nossa geração.. “Vamos mudar o Mundo..” Obrigado por ser usado pelo Espírito Santo…

    1. Graças a Deus, mano! Obrigado pelo comentário! Um abração! E fiquei feliz com o que Deus te disse no Flames. ;)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s