Avivamento descomplicado

 

Em nossos dias, muita gente acredita que um avivamento é necessário. Outros acreditam que isso nem existe por questões mais conceituais do que práticas. Por isso o tema ainda é um pouco controverso. Mas não precisa ser.

A palavra não é a coisa

Falar desse assunto pode incomodar porque o próprio termo “avivamento” não consta na Bíblia. Mas a gente inventa nomes para muitas coisas que as Escrituras registram e que não têm nome próprio. O conceito de teofania, por exemplo, não gera nenhuma polêmica apesar de essa expressão não aparecer na Bíblia. O nome não está no texto, mais a coisa está.

O que é avivar?

Se avivar fosse apenas dar vida, teríamos um problema. A Igreja não precisaria de um avivamento jamais, porque ela não está morta. Mas avivar também significa tornar mais vivo. E é simplesmente bíblico que muitas virtudes espirituais são nossas em Cristo, mas, mesmo assim, temos cada vez mais delas. É o caso da fé, do conhecimento, e da santificação, por exemplo. E também é o caso da vida de Deus. Ela está presente na Igreja. Mas alguém poderia afirmar que está manifesta em sua plenitude?

Descomplicando o conceito de vida

A palavra “vida” não é, consensualmente, apenas um fenômeno biológico natural. Essa palavra também resume essência, princípio da existência. A própria expressão hebraica “fôlego de vida”, em Gênesis, sugere que a vida da humanidade se originou do Espírito de Deus, uma vez que a palavra ruach, que serve para fôlego, também serve para vento, hálito, sopro ou espírito. Na Palavra de Deus, vemos Jesus afirmar que Ele é a vida, e o Espírito Santo é chamado de Espírito da Vida. Então podemos dizer que vida é parte da essência de Deus.

Definindo avivamento

Ao longo da história, observamos o Espírito de Deus intervir no meio do seu povo de maneiras poderosas. Essas intervenções levaram os fiéis à oração, à Palavra, ao arrependimento, à operação de curas e milagres, e levaram multidões de perdidos a se voltarem a Deus. Foi assim no Carmelo com Elias, no Pentecostes com os 120, e em Azusa com Seymour. Como esse tipo de mover não tinha um nome próprio nas Escrituras, alguém surgiu com “avivamento” e o termo pegou. Avivamento, então, é como chamamos uma intervenção divina que revoluciona o status quo da Igreja, de modo que ela passe a revelar o Reino de Deus à sociedade em que está inserida. Facilitando: O avivamento é a vida manifesta de Deus mudando o contexto de um coletivo.

Estilo de vida

Todos sabem que o Espírito Santo não subiu ao Céu depois de descer sobre Jerusalém. E, ao ter Ele descido, a Igreja Primitiva passou a experimentar como rotina o mesmo ministério de Jesus porque a vida de Cristo foi manifesta neles. Hoje, o Espírito Santo continua com a Igreja. Ele não precisa descer de novo. Só precisa encontrar uma Igreja disposta a viver como Jesus. Para essa Igreja, a vida manifesta de Deus será tão natural quanto era para os primeiros cristãos da história, de modo que o mundo sofrerá a intervenção do poder revolucionário de Deus. Já que o Espírito Santo desceu de uma vez por todas, o avivamento não precisa mais ser um acontecimento. Pode ser nosso estilo de vida. Este é o avivamento que precisamos buscar: a vida de Deus permeando tudo o que fazemos.

 

19 comentários

  1. Mitch, que o nosso melhor amigo,continue a encontrar em você, essa pessoa linda que se deixa ser usado para manifestar o amor e a graça de Deus, aonde quer que esteja ou vá. Oro para que muitos jovens do nosso imenso Brasil, olhem para ti e desejem ter uma vida completamente rendida ao Senhor Jesus. Feliz demais com esta família linda que vocês têem e que se deixa gastar para gerar a vida de Deus em nossa juventude. mais uma vez o Flames marcou as nossas vidas e que venha o Flames 2015. Shalom!!! Um abração. O Senhor lhe abençoe imensamente!!!

  2. Oi Irmão Querido, Muito Jóia seu post sobre avivamento!
    O senhor é bom! espero visita-los em breve na Iaa
    Um abração

  3. Olá Mitch, foi tremendo as ministrações no flames, eu estava super fraca, já não estava lendo mais a Bíblia, menos ainda orando, e hoje eu sinto fome e sede de conhecer e me aprofundar em um relacionamento com o Espírito Santo, queria tanto dar um abraço em vcs, mas amém. Amo vcs em Cristo.

  4. realmente Avivamento deve ser o nosso estilo de vida!!!
    Glória a Deus por sua vida Mitch sempre me abençoando
    Pena que perdi o Flames…mas Deus é bom…2015 venha

    1. Olá! Pr. Mitch! olha eu aqui de novo…hahaha
      É pq permaneço impactada com o Flames 2014, gostaria de saber como faço pra voltar no tempo e permanecer nele?. Sei ! não dá né ;/ a nossa verdade não é essa os dias passa, o Flames na minha vida foi definitivamente um divisor de águas. Hoje paro e penso quanto tempo perdi, no flames me tornei amiga, do seu Melhor amigo, Ele é demais!
      Me apaixonei por Ele outra vez, o meu coração queima e o meu amor se multiplica cada vez mais, e tudo isso aconteceu em minha vida pq existem pessoas que se dispuseram a ser CHEIO aponto de transbordar, para que eu também pudesse ser cheia desse AMOR, afinal ele é Puro e Simples. Pr. Mitch que Deus te abençoe sobre maneira, que incendei todos os teus dias a chama que há em ti.
      Não sei se já te disse sou sua fã. hehehe :D
      Abraço!

      1. Obrigado pelas palavras! Feliz de saber o que o Espírito Santo fez com você! Continue em Jerusalém! ;)

  5. Muito bom , lembra de mim ? , Mitch como já sabe Deus te usa demais para falar comigo !! Foi muito bom o Flames 2014 , e que venha o Aljava 2015 !

    É somente rendido ao teu amor !!!

    queria de alguma forma manter mais contato com você , então não for incomodar muito meu whatsapp (014) 9-96423394 sê se lembrar de mim …. Obrigado por tudo mitch … abraços

    1. Oi, mano! Obrigado pelas palavras! Deus seja louvado. :)

      Cara, como deve imaginar, é mta gente pra lembrar num evento só, hehe. Mas me ajuda aí pra ver se eu lembro. Às vezes, acabo lembrando!

      Sorry! :(

      1. Sou o Henrique irmão do Adriano(os irmãos), somos de Atibaia-sp … fomos no flames 2013 , no aljava , e no flames 2014 …

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s