Fé: não é tão difícil assim

Já reparou que a maioria das pessoas acha que fé é um assunto complicado? Se falar dela é difícil, imagine experimentá-la! Parece que quase todo mundo fala da fé como uma coisa intangível e isso pode ser bem desencorajador. Mas aqui vai uma ótima notícia. Não tem nada de complicado na fé.

O invisível está sempre presente

Acho que um dos principais motivos para a fé ser considerada um assunto difícil é que ela é abstrata. Mas repare como nós falamos com naturalidade sobre o abstrato o tempo todo. Amor, saudade, alegria, esperança… Tantas coisas invisíveis que fazem parte do nosso dia-a-dia. E, por mais misteriosas que essas coisas sejam, não parecemos encontrar dificuldade para conversar sobre elas. E mais: a gente até se entende falando sobre essas coisas! Por que tem que ser diferente com a fé?

Sentir não é tudo

Com certeza é mais fácil falar do invisível quando ele pode ser percebido de forma concreta. Você lida bem com o som apesar de não vê-lo porque pode ouvi-lo. A gente lida bem com o vento apesar de não vê-lo porque podemos percebê-lo com o tato. Quero dizer que acreditamos facilmente em coisas que não podemos ver porque conseguimos experimentá-las sensorialmente. Em outras palavras, podemos senti-las. Então, quando alguém diz que a fé não é um sentimento, parece que ficamos sem chão. Além de a fé ser invisível, não podemos nem senti-la? Mas olhe que coisa intrigante: você também acredita que processos químicos incontáveis estão em andamento agora no seu organismo apesar de não poder percebê-los com qualquer sentido. Sem precisar sentir nada, você acredita que esses fenômenos também estão acontecendo com sete bilhões de pessoas no mundo agora mesmo. Haja fé! Definitivamente, o fato de não podermos “sentir a fé” não explica por que não desfrutarmos dela tantas vezes.

Como você acredita?

Vamos ser práticos: ter fé é acreditar. Por mais mirabolantes que possam ser nossas definições de fé, não podemos fugir desse fato. E isso é uma ótima notícia, porque acreditar é realmente muito fácil. Por que você acredita em tantas coisas que não pode ver? Por que acredita em tantas coisas que não pode sentir nem explicar? De verdade, poderíamos gastar muito tempo falando sobre desenvolver uma fé poderosa. Mas não vamos complicar, né? Basicamente, você acredita porque escolheu acreditar. A única razão para eu crer que milhares de cardumes nadam nos mares da Austrália neste momento é que eu escolhi acreditar nisso. Podemos falar de como a fé é um fruto e um dom do Espírito. Mas, para simplificar, deixe-me terminar assim. O Espírito Santo habita em você? Bem, então a fé está bem perto. A fé não é complicada. Toda crença começa com uma simples escolha.

 

10 comentários

  1. Mitch, cara esse texto é muito bom, que lindooo, ter fé realmente não é complicado.
    Parabéns por deixar ser usado por Deus para abençoar a vida de tantas pessoas, assim como tem abençoado a minha.
    Que Deus te abençoe muito e continue te capacitando e dando sabedoria para continuar expressando o amor D’Ele através de textos, ministrações e canções.
    Vocês estão em nossas orações no Ministério Voz de Louvor aqui em Atibaia (Pr. Paulo), ainda estamos impactados e incendiados pelo Espirito Santo, o Flames 2014 foi uma benção, a geração de Filipes está se levantando aqui em Atibaia.
    Um abraço e queremos mais textos maravilhosos assim como estes :D

  2. Mitch, me encantou este texto que vc escreveu… algo tão simples, que a gente complica tanto !!! Creio que um dos problemas de um crente não exercitar sua fé, é porque ele ( o crente ) não teve ninguém para ensinar-lo… e para completar, este crente tampoco teve um bom exemplo de fé de seus pastores !!! Agradeço a Deus pela vida de teus pais que tenho tanto carinho. Aprendi a ter fé e exercita-la com o Ap Dawidh e Bispa Marcia. GRANDES exemplos em mi vida. Quero chegar ao ponto de ter tanta fé, como em Marcos 2:1-5, que a bíblia nos fala que ” Jesus vendo-lhes a fé ” dos amigos do paralitico… Uffff a FÉ era tanta, que pode ser VISTA !!!! ao Bjs a todos… A ti, para Thalita, Bp Marcia e ao Ap Dawidh

    1. Muito obrigado pelo carinho, mano! Deus seja louvado por tudo. É muito bom saber que você guarda a inspiração dos meus pais com você. E o exemplo que você escolheu em Marcos… É demais! :) Abraços!

  3. É isso….fé é muito mais do que sentir. Vai mais do Saber….como Paulo diz:eu SEI em quem tenho crido….a alma sente! tanto pra uma atitude positiva nos deixando animados, como também sente, diante das dificuldades nos deixando tristes. Se formos pelos sentimentos caímos na primeira dificuldade, mas se temos a fé real, não precisamos sentir, só SABER.

  4. Maaaano, q incríivel… que DEUS o abencoe e capacite cada vez mais nesse lindoo dom de nos abencoar com seus textos

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s