Por que tanto esforço dá em nada?

 

O legalismo é o império da lei, em palavras simples. Para ser mais específico, é um tipo de vida religiosa que centraliza a ação do homem.

Ao falar nesse assunto, logo imaginamos uma pessoa pretensiosa que desconsidera a graça de Deus deliberadamente. Mas a verdade é que o legalismo não atinge apenas pessoas mal intencionadas, mas cristãos sinceros. Ele procura se aproveitar de motivações aparentemente boas que a maioria de nós tem, como “quero ser um bom cristão” ou “quero agradar a Deus”.

O legalismo atua de modo muito sutil, sempre parecendo nobre e piedoso para quem vive nele. Assim, infelizmente ele acaba envolvendo a maioria dos crentes.

O fruto do Espírito

Quando aprendemos que devemos nos esforçar para conquistar as virtudes descritas em Gálatas 5, aprendemos algo sobre legalismo. Se pudéssemos produzir o maravilhoso fruto que Paulo descreve, ele se chamaria Fruto do Crente, e não Fruto do Espírito. A verdadeira vida evangélica não tem nada a ver com o homem tentando ser como Cristo. Antes, a Bíblia prega o Espírito Santo produzindo a imagem de Jesus em nós.

A santidade

Você conhece algum cristão verdadeiro que não esteja tentando ser santo? Não vou me aprofundar nesta questão porque você pode ver mais em outro texto escandaloso, de um irmão chamado Phil Drysdale. Só o que quero esclarecer é que ser santo realmente importa. Mas nós não podemos nos tornar santos por esforço próprio! A Bíblia é clara ao mostrar que Deus é quem nos santifica (Lv 21.8, Hb 10.14). E isso é maravilhoso!

A salvação

Todos os crentes sabem que Jesus é o único Salvador, mas a maioria deles trabalha arduamente para se salvar. O legalismo diz hoje o que o jovem rico perguntou a Jesus: “Bom mestre, o que eu devo fazer para herdar o Reino?” Essa pergunta tem ar de piedade, mas centraliza a ação humana. A resposta de Jesus ao jovem deixa implícito que não há nada que possamos fazer para nos tornarmos bons e merecermos a salvação. Apenas o Pai é bom e, por isso, somente Ele pode nos salvar. Enquanto escrevia este texto, me deparei com a seguinte frase na internet, de um homem chamado Daniel Newton, resumindo toda esta questão: “A salvação é um dom gratuito para o culpado, não uma recompensa para o justo”.

Comunhão com Deus

O legalismo se espalhou de tal maneira entre os crentes de hoje, que eles têm a ideia da comunhão com Deus como um sonho distante. Isso porque acreditam que precisam trabalhar muito até merecerem intimidade com o Senhor. Isto não é bíblico. Deus, ao entregar seu Filho na cruz, nos ofereceu reconciliação (II Cor 5.18). E o que é reconciliação senão o restabelecimento da comunhão?

O resultado da presença do legalismo é viver tentando atingir por esforço próprio o que Deus já nos deu gratuitamente e que jamais poderíamos merecer. Rejeitando essa doutrina e assimilando a Palavra para viver no Espírito, você será livre para ter comunhão com Deus enquanto Ele mesmo produz no seu interior tudo aquilo que o glorifica.

 

18 comentários

  1. Oi, Mi! (: Aik, não podia deixar de falar q a foto super combinou! ^^
    Eh verdade, esforço não leva a nada prazeroso, as vezes ateh dah alguns resultados, mas vão apenas ser resultados sem vida, meio q cibernético,
    engessado! Eh como vc falou, éh tão sutil, neh, soh Deus mesmo com sua Graça!
    Excelente explicação! Gosti mto! Parabéns! ^^ Vlw! Bye!

  2. Queridão, muito preciosa a meditação… Lembrei de uma palavra sua no Flames 2009 (é isso? Foi sobre a Lei, o pendor da carne etc.).

    O mais impressionante é que não podemos sequer nos livrar do legalismo sozinhos. O Paracleto é quem faz todas as coisas. “Reset” na mente, urgente! Abç, mano

    1. Acho que foi em 2009, mesmo, mano. Realmente, tudo vem do Amado Espírito Santo. Um abraço especial, manão! :)

  3. oi mitch não o conheço pessoalmente mas conheço seu pai, ele é demais, através dele minha fé se renova sempre, um grande abraço luis.

    1. Oi, Luis. Que bom saber disso. Obrigado por comentar com a gente. Que o Senhor continue te abençoando. Um abraço, mano. (:

  4. Muito bom esse Deus…Ele nos vê como varões perfeitos, e o único esforço é andar no Espírito. Gl 5:16…a santidade, a salvação e a intimidade já estão garantido…Aleluia!

    1. É isso mesmo que a Palavra nos diz, Lariany! Se andamos no Espírito, todas as bênçãos são nossas por Cristo! Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s